LIXO ELETRÔNICO

 

·         Para 9º ano do ensino fundamental

 

Nesta primeira etapa, o intuito é incentivar os estudantes para o estudo do tema, possibilitando que os mesmos iniciem a vivência em uma proposta vinculada ao ensino de ciências por metodologia investigativa.

 

Questionamentos motivadores:

 

·         O que é lixo eletrônico?

·         Qual é o descarte correto para esses materiais?

·         Qual é a composição do lixo eletrônico?

·         Você possui lixo eletrônico em casa?

·         Quantos celulares você já teve e qual foi o descarte que usaste?

·         Existem formas de reciclagem?

·         Qual a composição química básica desses materiais?

·         Qual sua relação com os impactos ao efeito estufa e camada de ozônio?

·         O que são clorofluorcarbono?

 

Objetivo Geral:

 

Compreender o envolvimento social perante as atribuições ao consumismo eletrônico e possibilitar o estudo e planejamento adequado de descarte, afim de, promover seres conscientes das responsabilidades socioambientais.

 

Objetivos Específicos:

 

a)    Participar das ações estudantis frente ao consumismo, evidenciando suas atitudes ao bem social e ambiental;

b)    Promover iniciativas escolares de descarte do lixo eletrônico no cotidiano escolar;

c)    Mensurar a participação estudantil diante das ações que envolverão a temática, afim de, reconhecer suas concepções sobre o uso e descarte desses materiais;

d)    Refletir sobre os eixos interdisciplinares da temática, buscando intervenções socioambientais.

 

Justificativa:

 

Minha sociedade, meu lixo, meu descarte!

 

O lixo eletrônico é uma temática de grande enfoque atualmente e, seus impactos ambientais crescem exponencialmente, oriundos dos descuidados socioambientais. Portanto, permitir o contato com esses materiais, garante ao jovem aprendiz, uma oportunidade de conhecer, tocar e aprender com o que tem em mãos, ou seja, o faz importante e responsável por aquilo que comprou, usou e descartou. A ideia de tornar o ambiente escolar responsável pela disseminação desses ideais, tornará sob sua responsabilidade a criação de um ponto de coleta de lixo eletrônico, oriundo da sociedade a qual está inserido. Os alunos envolvidos, desenvolverão seus estudos interdisciplinares a partir do material coletado.

 

Engajamento interdisciplinar:

 

Feira de Eletrônicos:

 

O ambiente escolar abrirá as portas a sociedade consumidora para que tragam seus resíduos eletrônicos e sejam redistribuídos aos locais adequados de descarte, frente às questões ambientais. São esperados televisores, rádios, pilhas, lâmpadas, computadores, etc. Com o redirecionamento desses materiais, os alunos participarão de atividades interdisciplinares, visando, medidas de manejo e educação socioambiental, bem como, aprenderão sobre as mais diversas ramificações que a temática abordará como: a história evolutiva dos equipamentos, a biologia da conservação, a composição química dos eletrônicos, construirão esculturas com os princípios da física, entre outras. Vale lembrar que, todo material construído poderá ser comercializado e tornar-se um apoio financeiro e suporte a iniciativa.

 

Teia Didática

 

Com o intuito de alertar a sociedade ao consumismo eletrônico, será elaborado um guia prático e informativo para ser disponibilizado a sociedade. Esse material, não será impresso, mas sim divulgado em mídia eletrônica, como rádios comunitárias, sites da escola e redes sociais. A população ficará informada da contabilização proveniente dos materiais arrecadados, poderá acompanhar as próximas atividades a serem realizadas e seus resultados, bem como, será uma forma de instruí-los das possibilidades de reutilização e ou leis estaduais e municipais de descarte a esses materiais.

Sugestões para o desenvolvimento do guia:

·         Criação de um logotipo do projeto;

·         Criação de um blog ou canal em redes sociais;

·         Publicação de vídeos e/ou post do andamento das atividades.

 

 

 

 

 

 

Proveniente do material arrecadado, os alunos contabilizarão o material recebido com cálculos de porcentagem e estimativa de valores, afim de abranger o número de habitantes de sua respectiva cidade. Desenvolverão tabelas e gráficos exemplificando os resultados. Será possível mensurar o lixo recebido em porcentagem de peso do produto relacionando-o com porcentagem do produto a ser reciclado. O enfoque matemático, irá de acordo com a metodologia adotada pelo docente e, poderá variar conforme o grau de aprofundamento da turma.

 

 

 


Caixa de Texto: Figura 1 - Esquema didático matemático

 

 

Apresentação de um Editor de Planilhas

 

·         Qual gráfico devo usar?

 


 


Cálculos envolvidos:

 

Qual a quantidade de plástico necessária para fazer um televisor?

Tablet
 

 


Produto dos lados para obter a área!

 

 

 

Como calcular o volume de um Unidade central de processamento - CPU?

 

 


Produto da largura, comprimento e altura

 

 

 

 

 

Em questões interdisciplinares, é de extrema importância compreender os mecanismos evolutivos para tal processo. Portanto, assimilar os avanços tecnológicos perante evolução história de determinado produto (televisão) se fazem necessários para fins didáticos.

 


Figura 3 - Esquema didático histórico

 

 

Para fins geográficos, o estudo dos mecanismos de corretes marítimas e as grandes proporções de lixo produzido afetam a qualidade da água do oceano pacífico, bem como, a homeostase ambiental mundial. Por isso, entender as formas de manejo sustentável para tal problemática é de extrema relevância à sociedade como um todo.

 


Figura 4 - Esquema didático geográfico

 

 

Saída a campo

 

Na sua cidade existem empresas especializadas na coleta e descarte de resíduos eletrônicos?

 

A proposta da visita técnica possibilitará o aluno conhecer a realidade da problemática enfrentada pelos catadores de lixo diariamente. Dessa forma, os alunos escolherão formas sustentáveis de solucionar o enfrentamento.

 

 

 

Exemplificação de plano de manejo:

 

Problema encontrado na empresa de recolhimento será:

A separação dos resíduos adequandamente pela população.

 

Manejo sustentável:

·         Cursos para treinamento de coletores de ruas;

·         Divulgação em noticiários as melhores maneiras da separação;

·         Campanhas junto as prefeituras...

 

 

Como culminância do projeto, os alunos desenvolverão objetos com o material provindo do lixo eletrônico, que poderão ser vendidos para arrecadação de dinheiro para escola. Vale lembrar que esses objetos podem ser móveis (robôs) sendo interessante os campeonatos robóticos entre grupos.

Resultado de imagem para lixo eletronico obras de arte

 

Figura 5- Fonte https://br.pinterest.com/pin/529665606160127080\

Resultado de imagem para lixo eletronico relógio

Figura 6- Fonte: https://canetasebytes.blogspot.com.br/2011/04/relogios-de-lixo-eletronico.htmlhttps://canetasebytes.blogspot.com.br/2011/04/relogios-de-lixo-eletronico.html